segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

3o. MÉDIO - 2010 - A HISTÓRIA DAS COISAS

Oi pessoal,
estou esperando sua opinião sobre o vídeo "História das coisas" que vimos hoje em sala de aula.
Capriche.
Prazo de postagem: 5/2 (6a. feira)

25 comentários:

Higor Barreto Campos disse...

História das coisas
Todos os meios de comunicação costumam mostrar os produtos prontos e acabados, sem apresentar todo o processo de como é feito.
O vídeo apresentado, mostra desde o inicio da produção até a venda. Mostra também, que o nosso planeta é finito e eles usam muitas matérias primas para fazer o produto, e quando acabam de um determinado país eles começam a explorar os países de terceiro mundo. As pessoas que moram neste país acabam saindo de sua pátria para um lugar melhor, com isso as pessoas começam a trabalhar nas indústrias.
Às vezes os produtos que você compra é muito mais barato que a mão de obra, os transporte e custo da matéria prima.
As pessoas compram as coisas e depois de seis meses quase 99% vai pro lixo, por causa das propagandas de TVs que falam que você está errado, o seu modo de vestir (moda), que o seu computador não está mais atualizado com as novas tecnologias ou programas, mas se parar pra reparar é uma peçinha que faz o computador melhorar, mas você não consegue trocar essa peça, porque ela muda de formato, e então você tem que comprar outro computador.
E os lixos são despejados num aterro ou é queimado e despejado num aterro, liberando dioxina (substancia mais tóxica liberada pelo homem).
A única esperança para acabar com isso é passar pela mudança da produção linear para a produção em ciclos renováveis para que a pessoas tenham consciência que estão sendo usadas para acabar com o nosso planeta terra, isto é, com a vida.

Hiago Barreto Campos disse...

O objetivo das grandes empresas é ter um grande lucro, não importa como; O governo incentiva a produção das empresas, e a principal meta dos Estados Unidos, que é o país que possuem a maior influência política, econômica e social no mundo, é manter a grande a produção e consumo.

Para abastecer a produção de bens e manter o grande consumo, os países que são considerados como "Terceiro Mundo", são explorados para obtenção de recursos naturais que os demais países utilizam como matéria-prima e com esse ato, o ecossistema de um determinado local é destruído, fazendo com que as comunidades locais tenham que se deslocar para outro lugar a procura de novas oportunidades (em buscas de emprego e qualidade de vida), que na maioria dos casos não são encontradas, fazendo com que as pessoas vivam de forma precária

As empresas para não terem que investir um grande capital na produção, preferem meios que destruam o meio-ambiente do que um meio auto-sustentável, e tudo isso para manter a "simples" necessidade de consumo.

Isabela Bizoni disse...

A HISTÓRIA DAS COISAS

O video fala a verdade sobre a origem e o destino das coisas que nós compramos. É interessante como a maioria de nós nunca parou pra pensar nisso, eu achei bem legal o vídeo! Os desenhos também são bem descontraídos. Gostei. Eu já tinha visto antes, mas quando começa, não tem como não prestar atenção.
Ela explica de um jeito legal de entender.

Rodrigo S. de Souza, 3ºMédio disse...

O vídeo apresentado dispõe, a partir de uma analise linear dos processos de produção, os seus impactos sobre a natureza. Porém, apesar desse tema ser aparentemente mais um clichê ambientalista, ele vai além disso, explicita aquilo que o modelo econômico norte-americano considera ideal: cidadãos que são cada vez mais consumistas, mas que não sabem o que realmente está por trás das várias coisas - muitas vezes inuteis - que compram. Um processo que em nenhum momento se preocupa com os resíduos deixados pela produção constante. Lixo o qual, que de uma maneira ou outra, acabam poluindo rios, lagos, o solo, o ar...
Mas assim como Annie Leonard narra, ainda existe esperança, pois se fomos "nós" quem elaborou tal processo, é nossa responsabilidade , conscientizando a todos, desde crianças a idosos, sobre as reais consequencias do consumismo - desvairado - praticado por eles.

Beatriz disse...

O video nos faz pensar em como estamos esgotando os recursos da Terra em tão pouco tempo, como gastamos nosso dinheiro de forma inútil e como produzimos lixo sem controle.
Há pessoas que estão tentando reverter o quadro mas não é suficiente pois todos deveriam agir.
Em pouco tempo não haverá como um ser humano viver na Terra, tanto com a falta de recursos naturais, poluição global, economia, tudo entrará em extinção e a raça humana será devastada.
Pequenas atitudes, revelam grandes atitudes.

Unknown disse...

o desenvolvimento da tecnologia alem de melhorar a nossa vida tambem se traz a doenca e todas as coisas existem um lado bom e outro lado se prejudica

Unknown disse...

O documentário "A história das coisas", é muito interessante, pois fala do quanto coloaboramos para destruir o meio ambiente no dia-a-dia, o quanto gastamos sem perceber, e o quanto juntamos lixo no mundo, fala também da manufatura!

Beijos prof°...
Aline 3°E.M.

Unknown disse...

"A História das coisas" mostra como colaboramos diariamente pra destruir o planeta. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, a compra e o descarte, até chegar ao lixão.

Camile disse...

Oii prof, espero que aceite o comentário auahua, ontem acabei nem entrando, lembrei hoje =), então, acho o vídeo importante, ele mostra o mundo de hoje, que só se importa com o dinheiro, e esquece que se não cuidarmos da natureza, não adianta ter conta alta no banco, não vai te dinheiro que pague a nossa vida, tudo que precisamos é da natureza, e se acabar, o final vai ser a morte lenta e sofrida, infelizmente a maioria não lembra disso, quando comprei meu material , 5 cadernos, só 1 está escrito atrás, madeira reflorestada,e só nós podemos salvar o mundo, e é a menoria.
Obrigada prof ^^
Camile - 3º E.M. =D[aleluia uhauhauhaauh]

Maris disse...

O vídeo é bom para nós termos uma idéia do que acontece em nossa volta, e muitas vezes não prestamos atenção, ou então, ignoramos. Precisamos abrir os olhos pras coisas que acontece ao nosso redor, e entendermos que as muitas vezes desperdiçamos as coisas ou então, não valorizamos essas pessoas que trabalham nesses lugares, e deveríamos valorizar mais, pois, elas arriscam a vida dela, pra hoje, termos a tecnologia e tudo o que nós temos em nossa casa.

Steeh disse...

Sobre o video, eu creio que não adianta conscientizar apenas um grupo de pessoas se não houver conscientização da parte de quem está no poder para mudar tais fatos. Mas também depende nós. (Stella 3ºmedio)

Karen disse...

Infelizmente por causa dessas "sujeiras jogadas para debaixo do tapete" devido a ação de politicos,presidentes corruptos e até mesmo nós o mundo está desse jeito,por um fio.
Se tudo fosse feito de um jeito que todos saissem ganhando e ninguem saisse perdendo,o mundo seria perfeito,mas não é.
Acredito que se medidas radicais fossem tomadas para evitar tanta destruição,muitos perderiam seus empregos e industrias que realmente fazem isso fechariam e a pobreza aumentaria.Não sei se isso aconteceria,mas se alguem encontrasse uma outra solução que suavizasse esses efeitos para os dois lados ou se diminuissem o uso de materias que prejudiquem o meio ambiente e a nós seria ótimo.

Ai se o mundo fosse perfeito..

Silvana disse...

O vídeo explica muitas coisas, e a maioria delas eu não sabia. Depois de ver o vídeo, eu fiquei ciente de que tudo que está ao meu redor, de alguma maneira contribue com a poluição do mundo,e também inclui os aparelhos eletrônicos, que fazem parte do nosso cotidiano e usamos com muita frequência.

Kevenin de Almeida disse...

Muitas vezes as pessoas compram produtos sem querer saber a sua origem. Muitos fazem compras de objetos tecnológicos apenas para satisfazer seu desejo compulsivo por comprar sem nem se perguntar: "Quem trabalhou para construir isso? De onde veio? para onde vai quando acabar?".
A falta de interesse das pessoas nas coisas compradas acaba aumentando o lucro, dos donos e chefes de tais empresas, aumentando a exploração de obras primas em alguns países, diminuindo a oportunidade de estudo de jovens explorados por esses empregos, detonando com a natureza e fazendo mais pessoas ficarem cada vez mais viciadas nas compras.
Todos devem parar para refletir sobre o que está comprando antes de comprar apenas por compulsão, pois há pessoas que dão suas vidas para dar material para a construção de tais objetos tão "importantes" para a vida humana, pois "quem consegue viver sem um computador de última geração ou sem a última tecnologia? É impossível!!!"
Isso é algo para se refletir.

Bruna L. disse...

Estamos destruindo o nosso planeta assim como a nossa integridade física e moral, por conta da mídia. Ela está nos tornando consumidores compulsivos. Já não compramos por necessidade, mas sim por prazer. As consequências disso são: a busca exagerada de matéria prima e a destruição do nosso planeta.

Rute disse...

Hoje em dia todos compram,compram e compram sem pensar aonde tudo começou. Exploram as matérias primas de um lugar e quando elas se esgostam ao invés de fazer algo para recontruir o que foi destruido vão explorar outro lugar.Esse processo prejudica as pessoas também até mesmo as crianças muitas coisas que hj estão em nossas casas foram crianças trabalhando álias crianças sendo exploradas.O obejtivo das indutrias,fabricas e etc , é ter lucro ganhar dinheiro independentemente se for de uma maneira correta ou errada. É um video muito interessante, que nos faz pensar mais de como estamos prejudicando o meio ambiente e produzindo produzindo coisas até mesmo inúteis.

Henrique Castanha disse...

Ciclo, Vicioso?

Henrique Castanha



Sim, vicioso, tem-se a certeza de que sempre poderemos contar com os produtos caros e modernos e todas as soluções práticas dos mesmos, como visto tudo sempre volta para o bolso de alguém, mas como começar uma mudança e como fazer dela um realidade? Vamos começar com os empregos, a cada ano o nível de informação aumenta acrescentando páginas a história do homem, história essa que não prevê um final feliz, e não só acrescentando páginas mais horas de trabalho em troca de consumo e boa vida, ora, porque é tão díficil conseguir empregos bons, porque cada vez mais anciamos comprar e gastar, na verdade faz parte de um grande estilo de vida, que se não seguirmos morreremos, as circunstâncias são simples, não compre um carro e não tenha respeito, não tenha conforto o bastante,nem segurança ou rapidez para se chegar ao trabalho, o que é uma grande propaganda enganosa pois os engarrafamentos de grandes cidades fazem a perda de tempo elevar-se ao nível máximo, ou então não compre um computador e não se comunique não saiba das notícias, não conversse com pessoas distantes e sua empresa morre por falta de comunicação, e não só o computador, a internet precisa ser rápida para suprotar toda a intensidade do trabalho humano, necessitamos gastar, não por um caprixo, mais quantos coputadores hé em uma empresa? Como podemos parar de gastar se só dizemos sim a um sistema capitalista e absurdamente egoísta?
Fomos e vamos sempre ser dirigidos a um mercado de trabalho e ao um mercado consumista que ata as mão de qualquer pessoa, que ironia uma sociedade que foi contruída sobre a base da democracia, que não possamos usar conhecimentos alternativos e que tenhamos que seguir passos para uma vida onde se quisermos que seja confortável tenhamos que nos submeter as grandes ''cuecas e meias cheias de grana'' do ser humano, e como é impressionante a forma como as regras são inflexíveis se tratando de uns, e tal maleável se trantando de outros.
Não temos de ser retrógodos e como poderíamos ser numa sociedade cheia de diferentes crenças e culturas? Porém a própria sociedade alimenta um sistema de consumo no planeta com o seu próprio trabalho, o mundo para sem nossa tecnologia, porém só para nós, o mundo em si continua seguindo. Sob um julgamento que atinge o nosso próprio bem-estar tenta sobreviver a agreções mútiplas, e o mais interessante é que precisamos de tudo isso para tranformar uma política tão complexa, se pararmos de consumir, a vida do homem se tornora uma aventura, teremos de crer em nós e usar estes recursos, amenizar na própria produção, podemos mudar a realidade, se dizermos que ela pode mudar, e concerteza ela muda, ja existiram outras, até pouco a democaracia não éra uma realidade, e é uma ironia dizer que estamos numa se nossas opiniões são simpesmente obstáculos para os grandes passos do homem, e os pequenos passos da humanidade.

Yoko disse...

Acredito que o video ''A historia das coisas '' é uma ótima forma de conscientizar as pessoas que os seus atos inocentes até então destroem a terra e acabam cada vez mais com o futuro do ser humano nela.
A ideia do video é legal mais acredito que não seja possível parar esse ''ritmo '' que estamos, com todos os acontecimentos como aquecimento global tende a piorar pois é complicado faz algo se todos não colaborarem que é o que acontece atualmente.

( yoko 3º medio)

Tayná disse...

O vídeo "História das coisas" me fez pensar o quanto prejudicamos nosso meio ambiente, por sermos pessoas cada vez mais consumistas e descartarmos em tão pouco tempo produtos que não estão mais "na moda". Devemos lembrar um pouco mais do nosso planeta, pois todo mal que estamos causando a ele está refletindo em catástrofes naturais. Precisamos deixar de jogar fora produtos que podem ser reutilizáveis ou ainda estar em boas condições de uso, fazermos nossa própria "tendência" .


Tayná C. Silva 3E.M

Unknown disse...

Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como conseqüência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim. Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. E é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentános ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas. vel e justo.

Trechos que me chamou muita atenção: Ja se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e pra onde vao quando nos desfazemos delas?
Se todos consumissem ao ritmo dos Estados Unidos, precisaríamos de três a cinco planetas. E sabe uma coisa? Só temos um!

Isabella Cardoso de Paula Bonfitto disse...

O vídeo nos fala sobre como a terra e seus recursos naturais estão sendo explorados de forma errada, o que nos causa e causará sérios problemas. Como trabalhos meu remunerados e em péssimas condições, como é o que ocorre nas fábricas, por falta de alternativa. A economia é conduzida de má forma pelo governo que não tem se preocupado com a população e sim com as grandes coorporações, gerando assim um círculo de destruição, tanto para a natureza quanto para a vida das pessoas que são prejudicadas pela mesma. Em uma sociedade em que o ter é mais importante do que o ser não há escolhas para as pessoas a não ser entrar nessa dança conduzida por uma rotina instável e superficial baseada no mercado e no que ele oferece. O preço pago para cada produto de consumo que obtemos é a vida de cada pessoa, perdidas de acordo com as etapas dessa economia desenfreada e cruel.

Karine Perez disse...

Historia das coisas.

Creio que essa seja nossa maior realidade que muitas vezes se torna esquecida, por conta de puro custume e facilidade.
Nos é muitos mais facil utilizar de varios recursos que prejudicam o lugar onde vivemos e a nós mesmos.
O ser humano gosta daquilo que é prático, rápido e conveniente.
Nós seguimos o curso e quem não segue acaba sendo excluido socialmente, particularmente acredito que já não há mais o que fazer, quem vai abrir mão de tanta facilidade e atualidade?
que industria vai parar de produzir? que pessoa vai se conformar em usar roupas antiquadas? quem vai deixar de adquirir os ultimos lançamentos tecnologicos? e outros poréns.

Somos nada mais nada menos que fantoches para a mídia.
Mas o importante é fazermos o possivel para agirmos de maneira certa, não para mudar o mundo, mas, para nos sentirmos bem conosno!

m. ferreira! ;] disse...

História das coisa.
Bom através do video agente para pra pensar em como realmente as coisas acontecem e que agente não tem consciência.É ruim ver que para uma radio chegar ate as nossas coisas, varias coisas sofrem, principalmente a natureza e também o homem. O nosso planeta pode parecer grande e rico, porem se não cuidarmos dele , ele acaba, aquele tal de aquecimento global somos nos os causadores e só nós podemos evita-los também.As vezes agente não se da conta que o planeta terra também tem vida e assim como nós ele também fica doente e também tem problemas, porem existe um pequena diferença que é do planeta nos não cuidamos pensamos apenas em nós somos egoistas e queremos apenas o nosso bem, e sempre querendo coisas novas e inovadores em nossas vidas sem pensar o quão ridiculos estamos sendo em não ajudar a natureza que nos deu a vida.
Sera mesmo que estamos certos ou errados em destruir a natureza, e tirar o emprego de alguns e dar a outras,mudança na vida cotidiana das pessoas, criar vicio consumistas?! essa resposta é a solução para o mundo. Traduzindo nós somos a esperança do nosso mundo, por isso faça a sua parte que concerteza eu estou fazendo a minha.

Marcella Ferreira Oliveira
3o Médio

Bruno Gonçalves disse...

História das Coisas

Todos os dias a população é metralhada com dezenas de propagandas e jogadas de publicidade que incentivam o consumismo. O problema é que ninguém pensa no impacto ambiental que esse consumismo causa, e este vídeo demonstra de forma clara e objetiva todo o ciclo de produção, venda e descarte do produto.

Bruno Gonçalves 3°EM

Brune Zanatta disse...

o vídeo nos mostra um processo completo de como a maioria das coisas chega em nossas casas, e que a gente nunca paga o preço certo por aquilo que está lá na loja.. para um rádio ficar pronto muitos recursos naturais foram destruidos e muitas familia tiveram que se mudar de suas casas para a cidade. isso é bom para todos se conscientizarem que nossas florestas estão acabando por nossa culpa, e que nós podemos fazer pelo menos algo para isso não acontecer, um exemplo de que podemos fazer é o reflorestamento.
(Bruna Vasconcelos. 3º medio)