segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A HISTÓRIA DAS COISAS

Depois de vermos o vídeo da "História das coisas", coloque aqui o que vc achou, o que mais te impressionou, ou só dê um alô pra eu saber q vc esteve aqui. Não esqueça de colocar seu nome, tá?

26 comentários:

Anônimo disse...

É fundamental estarmos por dentro deste assunto pois o mesmo é algo que poucos dão importância, mas se formos analisar, isto serve como alerta para nós poque podemos evitar entrar em um ciclo que destruimos a natura, poluimos o ar, somos induzidos ao consumo compusivo e por fim tudo se acaba em depositos de lixos. Essa foi a parte do video que mais chamou minha atenção.

Anônimo disse...

O vídeo nos mostrou um lado da economia e consumismo no qual não tínhamos idéia, nos mostrou o quanto somos influenciados pela mídia para o consumo exagerado e inconsciente!!!Precisamos nos conscientizar e fazer o máximo possível para tentarmos reverter a situação em que nosso mundo se encontra...reciclagem, economia de recursos naturais, atitudes simples mas que já contribuem!!!Se cada um fizer sua parte, seremos milhões de pessoas ajudando a reverter essa situação!!!

Anônimo disse...

O vídeo mostrou como o consumismo das pessoas está destruindo o planeta...Eu fiquei mais impressionada em saber que o meio ambiente e as pessoas são prejudicados desde quando as coisas sao produzidas até elas serem descartadas por causa das toxinas produzidas e automaticamente liberadas (que prejudicam mulheres em idade reprodutiva e poluem a atmosfera com o lixo incinerado).
;)

Anônimo disse...

Comentário sobre o video " A História das coisas "

Hoje em dia a sociedade vive numa rotina de trabalhar ver TV(propagandas) e comprar. As pessoas ainda não se deram conta que por muitas e muitas vezes consumem "coisas" desnecessáriamente prejudicando sua vida financeira e também por conta de produtos mais baratos desvalorizando a mão- de- obra de vários trabalhadores de bem. Em geral o problema é consumir excessivamente desnecessariamente e a solução é consumir menos, valorizar bem o seu dinheiro, o seu planeta e as pessoas que vivem nele, não se esquecendo que um deles é você e sua família.

Anônimo disse...

Comentário sobre o video "A História das Coisas"

O mundo está voltado para o consumo. Quanto mais trabalhamos, mais consumimos, o que leva a menos descontração e mais trabalho. Vivemos em uma única rotina, trabalhamos, assistimos propagandas e consumimos, o que leva a gastos desnecessários e na grande maioria das vezes a desvalorização da mão-de-obra.

Anônimo disse...

Adorei o vídeo- ele nos mostra a realidade, abre nossos olhos pra vida erronea que temos levado e nos mostra que podemos sim mudar.

beijos prô...legal aqui

Anônimo disse...

Bem, antes mesmo de assistir esse vídeo na aula hoje, eu já tinha uma opinião formada sobre esse tema.
Bem,
Pra mim o capitalismo é como se fosse o tumor do mundo, com vários sintomas desagradáveis e que só parece piorar, tudo indicando a morte literal de nosso lar, de nosso planeta Terra.
O mundo está doente e não há como não enxergar, a maioria ignora, mas a realidade está aí, independente se você o enxerga ou não.
Solução?
Mudar as pessoas!
As pessoas estão acomodadas, mediocrizadas, com "o que tiver que ser será" na mente:
*adolescentes contidos, limitados e sem argumentos;
*Adultos escravizados para trabalhar e comprar, alimentando mais o consumismo;
*crianças direcionadas e "projetadas" para o mesmo caminho.
Os três itens podem ser resumidos em: "Ignorantes psíquicos".
Somos todos veementes manipulados todos os dias!E com a mídia como central de robotização da raça humana.
"Comprem, comprem e comprem mais!!!"
A resposta de quase toda a população mundial?
"Trabalhar, comprar, trabalhar mais para comprar mais!!!"
Coisas que na grande maioria das vezes custa relativamente mais caro do que ganhamos de salário.
Não resistimos e nem questionamos essa ordem subjetiva. E por quê?
Porque nos deixamos ser manipulados!
Querendo roupas de marca, melhor, roupas com nomes que por acaso não são os nossos, como se quiséssemos ser rotulados: "Hei! Eu sou mais um escravo do padrão de beleza que a sociedade impõe!”.
Um padrão de beleza que muda bruscamente TODAS as décadas!
Tudo muda rapidamente, para que nós compremos mais, para nos encaixar nos padrões, pois não gostamos de sermos diferentes, não gostamos de ser quem somos...
É sempre assim,quando alguém está prestes a alcançar o auge da perfeição,com cirurgias, com roupas e carros "perfeitos”, tudo muda e você fica frustrado, como se a sociedade colocasse o dedo na sua cara e risse “Utópico! Você achou mesmo que iria conseguir?!”.
O pior é que isso não é uma invenção ou coisa do tipo, um bom exemplo é o que ocorreu com uma professora que eu tive.
Nos seus vinte anos, era moda e bonito as mulheres terem seios pequenos e os seus eram grandes demais para se encaixar nos padrões impostos, então ela fez uma cirurgia plástica para reduzi-los.
Hoje ela tem que conviver com as pessoas a olhando criticamente, como a diferente, a anormal, a socialmente incorreta,...
No mundo, a mentira muito contada acaba se tornando realidade para os mente fracas, uma ilusão, que deixa esses: ansiosos, depressivos e com uma forte baixa auto-estima.
E todos os danos psíquicas das pessoas e ao meio ambiente, para os que deveriam cuidar da gente e do mundo ficarem mais ricos (governo).
No fim dos tempos, teremos pilhas e pilhas de lixo, a maioria tóxica; pessoas com sérios problemas psicológicos; e uma enorme quantidade de dinheiro, ou seja, papéis e números valiosos na conta bancária que não podem comprar mais nada de um mundo completamente morto; sem contar com a fome e as doenças que existiram; etc.
Como o livro “ensaio sobre a cegueira”:
O mundo está cego, acomodado e totalmente desgovernado!
Vivemos num hospício global, onde nos sobressaímos pisando em nossos semelhantes; onde damos mais valor a coisas vazias que só nos prejudica subjetivamente do que as nossas famílias; onde somos manipulados sem questionar nos sentindo satisfeitos; etc.
E quando estivermos diante de um precipício, não haverá mais volta.
Falar é fácil, com certeza, mas se tudo isso não for dito e divulgado, ninguém vai abrir os olhos para essa realidade.
Todos fazem diferença, é um tipo de efeito dominó e não importa se você é a minoria, parar de ignorar o problema se desfazendo dessa cegueira, faz TODA a diferença!
Para quem já leu esse livro de José Saramago ou assistiu o filme inspirado nele, sabe que um indivíduo enxergando pode ajudar e direcionar muitos outros.
Então se conscientizes!E corra contra a corrente,não seja mais um cego no meio da multidão.

Evelyn Lim Wei Liu.

Anônimo disse...

Gostei do documentário!

Fala sobre o defeito do ciclo consumidor, nos mostra as prejudicialidades que estamos sofrendo. Mesmo que muitas delas estejam longe de nossos olhos.
Os Estados Unidos é um elemento de grande prejudicidade, não só acabando com os próprios recursos naturais, como afetando outros paises!
Mas no final ele nos mostra como passar por cima de tudo isso, ensinando o verdadeiro modo de se consumir!
Documentário muito produtivo!Gostei prof!

Marcel Prado 3o. EM

Unknown disse...

Eduardo S.Silveira

O inicio de tudo isso vai alem de nossas atitudes, mas se inicia em nosso valores, que a poucas décadas foram radicalmente mudados e geraram muitos problemas, inclusive esses abordados, ao nosso mundo.
O nosso egocentrismo nos trouxe até aqui e por isso estamos sendo penalizados, não por Deus, ou por alguma força maior, mas por nossas próprias atitudes não-pensadas. O tema que eu quero destacar do video é sobre como se desfazer de todo o lixo. Reduzir o consumismo também é uma boa solução, porem, as industrias deveriam fazer produtos já com planos de como poder reutilizar o material, caso não houvesse uma ideia de como reciclar-los, a produção deveria ser proibida até que fosse estipulado alguma forma de reutiliza-los.
Do mesmo jeito que exageramos na hora de consumir, agora deveremos exagerar mais na hora de economizar, pois a nossa situação é critica.

Anônimo disse...

Oi, o video foi muito impressante... me fez pensar sobre tudo o que fazemos com nosso meio ambiente... Será que estamos consumindo cegamente de acordo com o que a propaganda nos manda fazer... ou estamos lendo o rotulo para saber se vai fazer bem ou não? não só para nosso corpo mais também para nosso meio ambiente, afinal as conseguincias iram vir não para nós e sim para nossos descendentes... Amanda Carvalho(aluna nova)

≈ Gαвy.мoяεиα (♥)' disse...

O que impressionou foi o simples fato de as pessoas não terem mais tempo para estar com a familia, e a exploração de crianças ou melhor dizendo o trabalho infantil e as mulheres gestantes trabalhando com produtos altamente tóxicos. Talvez a maioria das pessoas tenham essa informação dentro de si mais a sociedade não tem consciência do mal sofrida a si próprios.
Mais para podermos conscientizar a sociedade deve-se começar pelo governo pois eles agem pelas pessoas e o desmatamento, aquecimento global todos poderiam cooperar mas se a sociedade completa tivesse informação, mais não é o caso de todos.

Gabriela Costa - 3º Médio

Anônimo disse...

O vídeo mostra de uma forma interessante e clara de como somos "escravos" do consumo e como consequencia disso ocorrem grandes problemas ambientais e sociais, mas o melhor de tudo é que o vídeo nao fica só na teoria, ele nos ensina direitinho como preservar o nosso planeta e a nossa saúde, basta termos força de vontade e iniciativa para colocarmos em prática.

Anônimo disse...

Eu gostei muito do vídeo, pois através dele pude perceber que até os mais simples atos do nosso cotidiano, como comprar e consumir, podem prejudicar o futuro do nosso planeta!

Anônimo disse...

O vídeo, "A história das coisas", traz como proposta, modificar o mundo para algo melhor. Mostra diretamente a interdependência que os países tem entre si. 1º no modo na exploração de recursos naturais, que virou literalmente a destruição do planeta. 2º a produção, que contamina o mundo de forma absurda. 3º o consumismo exagerado da população sem necessidade. 4º As coisas q vão sendo trocadas, vão para o lixão, assim poluindo cada vez mais, não só a ar, mas o solo, a água, e altera o clima. O q mais em chamou a atenção foi o índice da perda de árvores na Amazônia (2 mil por minuto).

Anônimo disse...

Vivemos em um mundo globalizado, um mundo em que muitas vezes não há uma importância para com o meio ambiente,para com as consequencias dos atos, ou até mesmo com o bem estar das pessoas, quero dizer, olhando por outro lado, muitas vezes elas buscam bem estar de si mesmas e não têm a consciência que esses atos causarão maior desconforto.E o pior; desconforto tal, que acaba não atingindo somente uma pessoa, mas afeta o mundo; afeta o universo!

Eu gostei muito do vídeo, achei super interessaante, e mostra nada mais, nada menos, que a realidade em que vivemos!

Cada pessoa tem que ser conscientizada, ou melhor conscientizar-se. Mas fica realmente difícil nesse mundo capitalista, consumista em que tudo se compra, tudo se joga fora e nada se aproveita.

Achei muito interessante a parte do nosso cotidiano."Trabalha, assiste Tv e compra",e então logo concluimos:somos influenciados constantemente pela mídia!!!

E como ocorreria uma mudança? Acredito que o mundo está tão terrível que não existe uma SOLUÇÃO, mas podemos evitar que o mundo piore! Ah! E Não me diga: Nossa, como essa moça é pessimista , sem esperança.Não é isso, o que ocorre é que o homem chegou a um ponto em que só constroi , constroi e constroi, e acaba não percebendo que o que ele consegue realmente é degradar!
Que tal começarmos começarmos com a simples mudança de atos? Acredito que seria uma ótima idéia! =)

Anônimo disse...

Muito interessante o documentario, pois mostra de uma forma tão simples, algo que não enxergavamos.
Percebemos que todo esse sistema se conecta de um modo que resulta em grandes problemas, não só ambientais, mas como sociais, econômicos, etc.
Faz parecer que vivemos em um mundo onde apenas consumimos, trabalhamos com esse intuito, descartamos até quando acharmos necessário, e assim vivemos neste ciclo inútil que parece não ter fim. É triste ver que isso é real, se continuarmos desse modo progressivamente, será dificil sobreviver em um mundo assim. Mas do mesmo jeito que existem pessoas que criaram esse sistema, há outras que podem reverter isso, e tornar um planeta melhor.^^~

Unknown disse...

O vídeo que nos assistimos, mostra muito bem a nossa realidade, ou seja, nosso habito consumista. É através dele que prejudicamos o nosso ambiente, pois para que tenhamos coisas novas destruímos os nossos recursos naturais. Nunca me deu conta de que esse habito seria tão prejudicial a nós mesmos. Mas acredito que podemos mudar tudo isso! Se todas as pessoas pensarem dessa maneira, nas conseqüências, com certeza muitas pessoas terão outras atitudes.

Adorei o vídeo professora!

"Tatiane Simões Otero"

Anônimo disse...

Professora, eu vou resumir o resumo que eu fiz no caderno, tudo bem? rs

"A Terra já está no seu limite, . A prova disso pode ser representada pelo buraco na camada de ozonio, fúria da natureza, aquecimento global, etc. O modo capitalista, logo, consumista de pensar e agir nos levou, também, a esse estado. Se nao mudarmos nossa atitude as consequências podem ser ainda maiores. Uma das ideias é um modo sustentável de viver, que consiste em promover a exploração de áreas ou uso de recursos planetários de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio-ambiente e as comunidades humanas.


O gostei do video porque ele fala a verdade que está disfarçada. Não sabiamos o mal que poderiamos criar para o planeta Terra consumindo excessivamente."

Anônimo disse...

Vendo esse Vídeo me fez refletir sobre a questão do consumo. Não tinha parado para analisar como nós consumimos sem pensar.
A mídia coloca todos os dias em nossas mentes que precisamos sempre estar renovando tudo que temos e com isso colocar as coisas velhas no lixo. Para onde vai todo esse lixo? Celulares, aparelhos eletrônicos etc..
Quase ninguém sabe, mas quando não são reciclados {maioria das vezes não são}, eles sempre vão parar em um lugar que com certeza irá poluir o nosso planeta.
Precisamos ter mais consciência de que o planeta é de todos, e todos precisaram fazer algo para que o mundo não vire um verdadeiro lixão. Pessoas gananciosas e que só pensam em si, precisam parar e pensar mais no mundo em que vivem do que pensar no dinheiro que ganham! Com isso podemos melhorar um pouco o nosso planeta.

Laiise ' disse...

Esse vídeo mostrou o poder do consumismo e como nós somos escravos dele!
Nós achamos que as conseqüências só viram daqui a alguns anos, mas a realidade é outra. Florestas estão sendo devastadas todos os dias, e com isso não é só apenas árvores que são destruídas, mas também animais e pessoas que vivem em sua redondeza, e isso é extremamente ruim.
E o vídeo “A História das Coisas” nós mostra também como podemos ajudar a salvar o que resta do nosso planeta, e é muito simples, basta a gente moderar o nosso consumo e não deixar que a mídia interfira nas nossas decisões!

Laise A. Cunha

Unknown disse...

Eu gostei do video, não sabia muito disso, mas depois que eu vi esse video achei muito interessante e importante, pois fala a realidade.

Unknown disse...

RICARDO CAMARGO
bom eu achei esse video bem legal,pois ele mostra o real historia da coisas ,q nuimguem nunca tinham reparado,eu bom paraq as pessoas tomem conhecimento do q estao usando e como estao usando,espero q sirva de lição para todos,e que cada dia mais usem melhores o q o munso nos oferece

Ricardo.

Marcelo Oya disse...

o video retratou como é o mundo capitalistaque estamos vivendo ,um mundo que que faz de tudo para conseguir dinheiro.Esse pensamento que dificulta que o governo pense mais na economia do país do que o meio ambiente que nos vivemos e também toda população.
Mais pelo que parece alguns governos estão contribuindo para que as coisas melhorem como aceitando os tratados como o de Kyoto que exige um limite de emissão de gases poluentes no ar e tambem os governos junto de cientistas estão criando fontes de energia renovaveis e q poluem muito menos o ar.
Apesar de tudo isso e preciso também que nós cuidemos melhor do nosso planeta assim tudo pode melhorar.

Anônimo disse...

Pro vou comentar agora porque não deu antes.

O video mostra a maneiro em que os lideres politicos governam os países, e o porque dos americanos serem descritos como consumidores, e isso é ocasionad pelo falo de várias propagandas,que incentivam as pessoas a consumir mais.Mostra também como eles usam com abundância os recursos naturais,não somente do EUA mas em si, dos países por eles chamados de 3° mundo, e utilizam a mão-de-obra desses países que na maioria das vezes é infantil.
No contexto geral o video relata e nos mostra que estamos deixando de lado nosso planeta, que estamos descuidando dele.

é isso (:

Anônimo disse...

A sociedade pós-moderna tem como caracteristica o hedonismo e esse sentimento é visto a todo momento quando individuos deixam de valorizar a qualidade de vida e os bens que ela pode resultar a saúde e a vide e preferem consumir feito loucos sem rumo gerando problemas tanto econômicos quanto sociais.

Letícia Kriger - 3º EM disse...

Oi professora!
Achei legal o video, porque mostra como as pessoas estao cada vez consumistas. A mídia influencia as pessoas a comprarem... e elas sempre querem mais, porque sempre o que elas compram fica ultrapassado!
E isso deve mudar! Nós só temos um planeta, e a população deve se conscientizar disso!